Barroco no Brasil

Barroco no Brasil

O Barroco no Brasil teve seu início no final do século XVII. Esse foi o primeiro momento em que se teve produção própria brasileira, afinal, o que se tinha até então eram os portugueses produzindo sobre o Brasil.
Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi sem dúvidas o principal nome do Barroco no Brasil. Já na literatura, o início da poesia barroca foi marcado pela publicação, em 1601, da obra “Prosopopeia”, de Bento Teixeira. No entanto, o maior expoente da poesia barroca brasileira foi Gregório de Matos, mais conhecido como “Boca do Inferno”.
Gregório de Matos foi um bom representante dos conflitos e contrastes barrocos. Em sua vida, tendo circulado tanto em espaços com valores renascentistas quanto nos de valores cristãos – pecado X salvação, igreja X esbórnia –, expressou o caráter dualista em suas obras, escrevendo tanto a poesia lírica e religiosa quanto a satírica e a erótica.Ficou curioso para saber mais sobre o Barroco no Brasil? É só ficar ligado no vídeo de hoje lá no meu canal do YouTube!

Compartilhar:

Deixe uma resposta