Como Fazer uma Redação Dissertativa Argumentativa

Para você que está se preparando para entrar no curso dos seus sonhos, é hora de falar sobre a redação. O texto, temido por boa parte dos estudantes, tem peso importante na nota final do candidato, seja no ENEM, seja nos vestibulares Brasil afora.

Apesar não ser nenhum bicho de sete cabeças, muitos candidatos ficam nervosos e se perdem na hora de escrever. Para se dar bem, é essencial entender como estruturar uma boa redação e saber o que os avaliadores buscam na hora de corrigir um texto.

Entendendo a Redação

O estilo que o ENEM e muitos vestibulares do país exigem é a redação dissertativa argumentativa. Esse tipo de texto tem como característica principal a defesa de ideias, pontos de vista ou questionamentos sobre um tema proposto. Isso deve ser feito por meio da apresentação de um raciocínio lógico e do uso de fatos e dados para a construção de argumentos convincentes que justifiquem as ideias que serão desenvolvidas ao longo da redação.

O foco aqui não é tentar escrever um texto que seja inovador ou genial. O que a comissão avaliadora busca é uma redação que seja bem estruturada, coerente, e que não fuja do assunto proposto, sempre com uso correto da língua portuguesa e autenticidade, ou seja, baseado no seu próprio conhecimento, escrito com suas próprias palavras.

Explicado o estilão da prova, vamos a algumas dicas de como fazer uma boa redação dissertativa argumentativa e arrasar no vestibular.

 Preste Atenção ao Tema Proposto

O primeiro passo é talvez o mais importante. Muitos candidatos ficam ansiosos na hora da redação e não tomam os cuidados necessários com esse tipo de prova. Normalmente, os exames apresentam dois ou três textos com temas diversos, que servem como motivadores para o desenvolvimento da argumentação ao longo do texto.

Por isso, antes de tudo, leia com atenção os assuntos propostos pela prova, avalie sobre qual deles você se sente mais à vontade para escrever a respeito e pense na tese que você irá desenvolver. Esse passo é fundamental para que você não fuja do tema e mantenha o foco ao longo do texto. Lembre-se: fugir do tema é certeza de perda de pontos na hora da correção.

Estruture Seu Texto Adequadamente

Uma redação dissertativa argumentativa deve ser estruturada em três partes claras: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: é o parágrafo de abertura do texto, no qual você deve apresentar o tema de forma elaborada, concisa e criativa, preparando o leitor para a linha de raciocínio que você desenvolverá mais adiante e para a tese que será defendida.
  • Desenvolvimento: é parte em que você deve trazer o seu ponto de vista sobre o tema e expor os argumentos que sustentam a sua proposição. Lembre-se de que em uma dissertação argumentativa você deve tentar convencer o leitor em relação aos seus posicionamentos e mostrar por que eles estão certos. Para isso, utilize dados, citações e fatos que vão ao encontro da ideia exposta. Essa parte do texto deve ter de dois a quatro parágrafos.
  • Conclusão: é o parágrafo final do seu texto. É o momento de apresentar a sua proposta de intervenção ou solução ao problema abordado ao longo da redação, reafirmando o tema e fazendo observações finais. A conclusão não deve partir de ideias subjetivas, e sim apresentar soluções concretas e possíveis.

Organize Suas Ideias

Escolhido o tema e a abordagem que será feita, não comece a escrever logo de cara. Tome um tempo e anote algumas ideias simples ou tópicos que vierem à cabeça e pense em como organizar os argumentos da melhor forma dentro da estrutura que citamos há pouco.

Faça um rascunho do seu texto, verificando onde cada ideia se encaixa melhor, de modo que cada frase e parágrafo fiquem bem amarrados e o fluxo de ideia seja coerente. Feito isso, escreva um primeiro rascunho do seu texto, focando mais na organização dos seus argumentos do que necessariamente em aspectos ortográficos e gramaticais.

Vale ressaltar: não se esqueça de ficar dentro do número de linhas estipulado pela prova!

Faça Uso do Bom Português

Finalizada a primeira versão da redação, é hora de “polir” o seu texto. Algumas pessoas ficam aflitas com o tempo e acabam correndo para finalizar a prova. Não se apresse. Leia e releia a redação em busca de erros, eventuais frases sem sentido ou repetição de palavras e expressões.

Preste muita atenção a possíveis erros ortográficos. De nada adianta ter boas ideias e montar um texto bem estruturado se você não tiver – e demonstrar – domínio da língua portuguesa. Por isso, respeite a norma culta e faça uso do bom português. Isso não significa usar expressões rebuscadas ou palavras difíceis, mas evitar linguagem coloquial, como gírias e abreviações, além de erros de grafia, pontuação, acentuação, concordância, entre outros.

Feito isso, é só passar a limpo, entregar a prova e esperar o resultado!

Viu só? Não tem segredo. A chave para fazer uma redação dissertativa argumentativa é, acima de tudo, organização. Não é preciso ser nenhum Machado de Assis para tirar uma boa nota no ENEM ou no vestibular que você estiver prestando. Se você souber expor seus pontos de vista e organizá-los de maneira coerente, são grandes as chances de você ir bem na prova.

Para isso, é necessário estar preparado! E isso significa ler muito, estar antenado nos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo e, claro, praticar. Quem se informa desenvolve senso crítico e capacidade de argumentação. Já quem pratica consegue tomar todos os atalhos corretos para arrasar no dia da prova.

E aí? Como você está se preparando para a redação do vestibular? Confiante para o ENEM? Compartilhe suas dúvidas, experiências e opiniões com a gente!

Separei pra você também um vídeo do meu canal sobre Redação para o ENEM, confere lá 🙂

>>Assistir agora!<<

Aquele Abraço, Professor Noslen!

Compartilhar:

3 comentários

  1. Desenvolvimento com 4 parágrafos???

    1. Olá, Lucas! A dissertação toda deve ter 4 parágrafos. O primeiro parágrafo é introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para conclusão. Certo? Abraços.

Deixe uma resposta