Cronograma de estudos completo

Cronograma de estudos completo

Quem possui uma rotina de estudos, seja se preparando para testes seletivos ou mesmo avaliações escolares, sabe bem o quanto é importante que haja disciplina e organização para que tudo corra dentro do previsto. É muito difícil se dar bem quanto a certos objetivos se o ambiente físico onde você mora, estuda, trabalha etc. não estiver de acordo com as suas demandas de estudante e/ou funcionário ou proprietário de uma empresa, por exemplo. Com as atividades do dia a dia acontece o mesmo. É preciso estabelecer horários e atividades específicas para que não haja qualquer imprevisto quando você estiver diante do grande dia: Enem, vestibular, concurso público. 

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa se organizar com calma e chegar preparado ou preparada aos exames.

NÃO PROCRASTINE

Não deixe para depois o que pode ser feito no momento presente. Estabeleça metas para seu dia. Fazer um checklist das atividades de cada dia pode ajudar muito. Ao conferir a lista, você se sente mais confiante, percebendo cumprir cada item. 

ESTABELEÇA UM PERÍODO ESPECÍFICO PARA OS ESTUDOS

Imagine que seu momento de estudo seja como o horário a ser cumprido em um emprego. Procure segui-lo rigorosamente todos os dias. Criando uma rotina, o processo se torna natural e, com o tempo, será completamente normal que aquele momento estabelecido esteja inserido em sua rotina.

RESERVE UM TEMPO MAIOR AOS CONTEÚDOS MAIS DIFÍCEIS

Aqueles conteúdos que exigem mais da nossa concentração precisam, certamente, de um tempo maior para serem estudados. Há pessoas que se dão bem, por exemplo, começando por aquilo que consideram mais fácil e deixando o mais difícil para o final. Contudo, é preciso lembrar que cada indivíduo possui um ritmo e um poder de concentração específico. Se você considerar que é melhor começar pelos conteúdos mais complexos, quando seu cérebro ainda está “descansado”, essa rotina pode ser seguida sem problemas. 

FAÇA ANOTAÇÕES

Anote aquilo que considerar importante, especialmente suas dúvidas. Você pode pedir orientações ao seu professor ou sua professora. Algumas cidades possuem um serviço denominado “Telegramática” para o qual é possível ligar e esclarecer aquela questão que ainda paira no ar. A internet também é um poderoso recurso, mas cuidado: nem tudo que reluz é ouro, ou seja, nem todos os sites trazem informações confiáveis. Pergunte sempre, pergunte muito! 

APROVEITE O FIM DA SEMANA PARA REVISÕES

Sexta-feira é um ótimo dia para revisar tudo que foi estudado durante a semana. Vídeos, textos, aulas na escola, simulados da internet, todos esses recursos são de grande valia para fixar o conteúdo aprendido. Há pessoas, por exemplo, que dedicam esse dia da semana apenas para simulados. Isso é ótimo para retomar aqueles detalhes que possam ter passado despercebidos. 

LEITURA DIÁRIA É FUNDAMENTAL 

Nem é preciso falar que ler todos os dias é tão fundamental quanto respirar, ao menos para quem deseja se dar bem em exames de seleção ou, mais do que isso, abrir as portas do conhecimento e tomar aquele delicioso caminho sem volta da Literatura. Leia ficção, textos científicos, de opinião, notícias, reportagens, leia! Dedicar um tempo diário a essa atividade vai turbinar o seu cérebro. Acredite em mim! Comece e você vai saber do que estou falando. 

A organização da leitura depende do seu tempo. A minha dica é fazer isso naquele horário em que começamos nosso processo de descanso: à noite, antes de dormir. Obviamente, qualquer hora do dia é adequada e bem-vinda!

Ainda um tanto perdido quanto a se organizar para estudar? Fique tranquilo, preparamos um cronograma completo para te ajudar! É uma sugestão, claro, mas, se você conseguir segui-lo, vai chegar ao final do ano com aquela sensação de dever cumprido! Nada mais compensador, não é mesmo? Então vejamos.

DIA DA SEMANAÁREA DE ESTUDOATIVIDADES A SEREM REALIZADASLEITURA
Segunda-feira Sintaxe Questões de concursos na internet.Ficção (livro exigido por algum vestibular)
Terça-feiraMorfologia e FonologiaConsulta a dicionários;  revisão de conteúdo em livros de gramática; leitura de notícias, reportagens e textos afins. Ficção (leitura pessoal). Dica: anotar palavras novas para ampliar o vocabulário. 
Quarta-feiraInterpretação de texto; semântica; tipos textuais Leitura de textos argumentativos e resolução de simulados na internet. Jornais, revistas, sites de jornais importantes.
Quinta-feiraLiteratura / Produção de textoRevisão (caso já esteja estudando) dos movimentos literários em Portugal e no Brasil (ver videoaulas); produção textual acerca das leituras realizadas no dia anterior. Se possível, procure alguém para fazer a correção.Jornais, revistas, sites de jornais importantes. 
Sexta-feira Revisão do conteúdo estudado durante a semana. Simulados:  na internet ou propostos pelo(a) professor(a).Tiras, charges e cartuns. 

A grande pergunta de muitos é: “Preciso estudar no fim de semana?” Na verdade, tudo depende do tempo dedicado aos estudos no decorrer dos demais dias. De um modo geral, você pode usar o sábado e o domingo para ler aquele livro de que gosta muito ou ver um filme que tenha relação com outros campos de estudo, como História, Filosofia etc. O importante é estar sempre ligado na aquisição do conhecimento. Acredite: aprender pode acontecer de forma divertida também.

Experimente colocar em prática o nosso cronograma e depois me conte aqui a sua experiência! Se você se mantiver firme em seu propósito, tenho certeza de que vai se dar muito bem.

Abraços e bons estudos!


BANNER-EBOOK-ENEM

Compartilhar:

6 comentários

  1. -Vc é o melhor Professor de lingua portuguesa que tive em minha vida. Meus sinceros agradecimentos Noslen. Deveras é a minha gratidão.

    1. Ah, Carlos, fico muito feliz lendo isso! Valeu pelo carinho! Continue firme em seus estudos e irá longe! Abraço!

  2. Muito obrigado mestre ….vc e excelente em ensinar….

Deixe uma resposta