Dez assuntos de língua portuguesa que mais caem no Enem

Dez assuntos de Língua Portuguesa que mais caem no Enem

A afirmação de que o Enem pode ser uma verdadeira caixinha de surpresas a cada ano tem lá suas verdades, mas, se prestarmos bastante atenção, vamos perceber que existem alguns conteúdos que acabam sendo mais recorrentes em todas as provas. Testar as habilidades do concorrente e, mais o que isso, seus conhecimentos, acaba criando um padrão acerca daquilo que é considerado mais importante. 

Para te ajudar, nós selecionamos aqui dez conteúdos/assuntos/habilidades relacionados à língua portuguesa que podem, mais uma vez, fazer o papel de figurinhas carimbadas nas provas. Quer ficar por dentro e turbinar seus estudos nesta reta final para o exame? Acompanhe-me aqui!

 

  1. Interpretação de texto

Pois é, meus amigos, não tem para onde correr quando o assunto é interpretação de texto. Absolutamente todas as questões do Enem são contextualizadas e interpretativas, mesmo aquelas que abordam conteúdos gramaticais. Este exame trabalha muito com imagens, como gráficos, infográficos, tabelas, cartazes, anúncios publicitários, enfim, recursos que exigem compreensão. Como se preparar para isso? Não existe fórmula mágica, a leitura é que vai te salvar!

 

  1. Linguagem verbal e linguagem não verbal

Quando falamos em interpretação, costumamos pensar apenas nos textos exclusivamente escritos, ou seja, aqueles que apresentam a linguagem verbal. Contudo, quem já conhece o Enem, sabe que a quantidade de anúncios, tiras, charges, gráficos, cartuns, dentre outros, é sempre muito grande nas provas. Na tira, por exemplo, muitas vezes, é a ilustração que complementa o texto e vice-versa. Ambos são peças fundamentais para a leitura. Não dá para falar em interpretação sem pensar na junção desses importantes recursos. A leitura constante de tais gêneros é fundamental para se dar bem. 

 

  1. Intertextualidade

É sabido que o diálogo entre textos se torna cada vez mais comum em provas de vestibulares e outros testes seletivos. No Enem não é diferente. Você pode se deparar com um anúncio que faça referência a um conto de fadas, uma música que cite outras, um tira que brinque com uma notícia de grande repercussão e assim por diante. Ter o domínio da maior quantidade possível de informação e de leitura é o que vai te preparar para questões com esta abordagem. 

 

  1. Gêneros textuais

Não há como fugir deles também. Os gêneros permeiam todo o nosso cotidiano, desde a receita culinária até o conto ou mesmo romance. Gêneros textuais nasceram para suprir nossas necessidades interacionais, há uma infinidade deles circulando em nosso meio, temos manual de instrução, resumo, resenha, gráfico, dentre tantos outros. É importante conhecer sua estrutura, suas características e, principalmente, sua função. Gêneros literários surgem da nossa necessidade de entretenimento, reflexão, fruição, eles “imitam” a vida, assim como a vida imita a arte, segundo o ditado famoso. Conhecê-los e dominá-los vai te deixar no topo da lista de melhores notas do Enem. 

 

  1. Variação linguística

Até o ano passado, um conteúdo queridinho do Enem. Não podemos descartar a possibilidade de ser abordado também neste ano. As variedades linguísticas refletem a língua como ela é de verdade, longe daquela estrutura estanque preconizada pela gramática. Ela reconhece as diferenças nos modos de falar, provocadas por fatores históricos, regionais, sociais, etários e muitos outros. O Enem costuma abordá-las como forma de fazer o cidadão reconhecer nossas particularidades e nossa própria identidade. Portanto, leia muito sobre variação e preconceito linguístico! 

 

  1. Análise do discurso 

Área que analisa a intencionalidade por trás da escrita, a análise do discurso costuma aparecer através de textos muito bem estruturados. Ampliar os conhecimentos com muita leitura e interpretação é parte obrigatória do processo de preparação para o Enem. 

 

  1. Literatura

Achou que fôssemos esquecer de outra queridinha do Enem? De jeito nenhum! Dê uma atenção especial aos movimentos literários no Brasil! Tenho vídeos ótimos sobre isso em meu canal no youtube! Atente, ainda, aos gêneros literários que já mencionei anteriormente. Se você está se preparando também para o vestibular, aproveite para ler com muito cuidado aqueles livros indicados pelas universidades. Você também pode pesquisar listas de leituras recomendadas por professores, há muitas delas na internet. 

Conhecimento sobre Arte é fundamental nesta área, estude sobre vanguardas, artistas, arte contemporânea, história da arte. Uma dica: O Enem adora o Modernismo! Aqui a interpretação volta a ser peça-chave. Para falar a verdade, acho que ela nunca deixa de ser!

 

  1. Domínio da norma culta

Não pense que, por reconhecer a importância das variedades linguísticas, o Enem não se preocupe com a norma culta. Pelo contrário, mostrar domínio das regras que regem a gramática da língua portuguesa é muito importante para o aluno que quer se dar bem. Isso vai se refletir nas questões de forma contextualizada, sempre relacionando as regras a algum texto ou recurso visual. Mas sabe em qual habilidade tal domínio será testado para valer? Na sua redação! É claro que estar embasado é importante, mas além de saber o que dizer, é primordial saber como dizer! É a gramática que vai te ajudar a fazer isso. 

 

  1. Coesão e coerência textual

Saber organizar as informações de um texto é fator essencial para preparar uma redação de qualidade. Saber organizar as ideias também. Trabalhe com coesão e coerência o máximo que puder. Como fazer isso? Lendo, verificando atividades na área da gramática, treinando paragrafação. Tudo isso vai te ajudar e muito!

 

  1. Conteúdos relacionados à língua

Vou listar aqui alguns conteúdos de gramática que são muito recorrentes no Enem. Pegou papel e caneta? Anota aí!

Classes gramaticais – todas, mas devo dizer que o Enem adora pronomes e verbos. 

Sintaxe – ambiguidade sintática; orações coordenadas e subordinadas. 

Figuras de linguagem – recurso muito utilizado em textos diversos. 

Pontuação expressiva – nem pense em esquecer da pontuação de um modo geral, hein?!

Vozes verbais – voz passiva, voz ativa, sempre muito cobrados!

 

É isso, pessoal, é claro que aqui temos um resumo, uma probabilidade daquilo que pode ser cobrado no Enem. Você deve se organizar, pois há muito mais a ser estudado. Mas não entre em pânico, com organização e persistência, o sucesso vira consequência!

Abraços e bons estudos!


Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no Enem?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você. 

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 



SAIBA MAIS

> Tudo sobre o Enem 2019

> Como se preparar para o Enem: dicas infalíveis

> Quais são as competências avaliadas na redação do Enem

 

Me acompanhe também nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram, e se inscreva no Youtube.

Compartilhar:

3 comentários

  1. Professor nota dez, suas aulas são excelentes.

  2. Amo suas aulas.

Deixe uma resposta