Dez temas de redação que podem cair no Enem

Dez temas que podem cair na redação do Enem

Todos os anos a redação do Enem é motivo de grande parte da preocupação dos estudantes. Isso porque, assim como os outros testes seletivos, o exame revela a proposta apenas no dia da prova. Como fazer para se dar bem neste quesito? Em primeiro lugar, é muito importante ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor. Qualquer notícia ou acontecimento marcante pode se tornar pretexto para virar tema e desafiar o candidato a mostrar domínio sobre o assunto abordado e boa organização das ideias. 

Uma dica valiosa: não basta saber o que dizer, é preciso saber como fazê-lo, por isso, além de estar informado e antenado com a realidade, é necessário praticar a escrita constantemente e compreender como funciona uma dissertação escolar, gênero tradicionalmente cobrado pelo Enem. Quer saber como produzir uma boa redação? Publiquei um texto bem bacana a respeito, há algum tempo, aqui no blog. É só acessar o link: https://blog.professornoslen.com.br/aprenda-como-escrever-uma-boa-redacao/

Agora, vamos à lista de alguns dos possíveis temas a serem cobrados no Enem deste ano. Lembro que o que vou apresentar aqui são apostas, possibilidades, baseando-me em informações que têm estado em bastante evidência na mídia nestes últimos meses. 

Volta de doenças erradicadas / Movimento Antivacina

Um tema certamente polêmico e bastante comentado nos últimos tempos. Se você tem o hábito de acompanhar as notícias pela internet, rádio ou televisão, já deve ter ouvido falar nos surtos de sarampo –  dentre outras doenças que estavam praticamente erradicadas –, em todo o país. Grupos antivacina observam a vacinação e a apontam enquanto conspiração das grandes indústrias farmacêuticas para adoecer a população e, assim, lucrar em cima disso. É assunto que não acaba mais, não é mesmo?

Impacto da população idosa no Brasil

Com a grande discussão que tem se formado sobre reformas como a da Previdência, por exemplo, é natural que se discuta a respeito de como a população idosa vem crescendo no Brasil e sobre as novas demandas que este crescimento exige. É um tema que também gera bastante discussão. 

Violência e redução da maioridade penal

Assunto que nunca “sai de moda” e tem se tornado cada vez mais discutido, especialmente nas últimas semanas em que presenciamos crimes diversos (alguns considerados brutais) sendo praticados por menores de idade. Qualquer crime que chame a atenção e gere algum tipo de revolta na sociedade pode acabar tendo uma repercussão muito maior do que o esperado, virando, assim, tema de redação de testes seletivos.

Combate à depressão na sociedade brasileira

Nunca se falou tanto sobre depressão como nos últimos meses. Uma das doenças que mais incapacita o ser humano, ela ainda é alvo de muitas críticas e preconceito e um verdadeiro desafio à saúde pública do Brasil, visto que suas consequências podem causar impactos irreversíveis na sociedade. Certamente, é importante ler muito a respeito deste tema. 

Aborto

Tema considerado “figurinha carimbada” nos exames de seleção, o aborto tem rendido muita polêmica e discussão. Enquanto alguns defendem o direito de garantir a saúde da mãe, além de uma sociedade em que as famílias possam sustentar dignamente seus filhos, outros acreditam que o procedimento seja um crime, partindo do ponto de vista de que uma vida perde a chance de existir. Polêmico, não é mesmo? Portanto, é bom ir lendo muita coisa sobre o assunto. 

Fake news

Nunca se criou tanta notícia falsa como agora. A internet acaba se transformando em um veículo de propagação de informações mentirosas na área da saúde, da economia e até mesmo da política. Este tema tem sido tão debatido que não pode passar em branco nas suas leituras. 

Trabalho infantil

A exploração infantil é ação de longa data, marcada pela exploração do trabalho sem remuneração ou mesmo condições minimamente dignas ao ser humano. Quando se trata de crianças, a questão se torna ainda mais grave. Muitas empresas já foram denunciadas praticando este crime. E quanto a crianças que deixam de estudar para ajudar, de alguma forma, no sustento da família? Como podemos notar, há muito que se pode escrever sobre algo tão importante. 

Exploração de recursos naturais

Embora o próprio governo tenha alguns posicionamentos claros quanto às questões ambientais, não podemos descartar a possibilidade deste tema ser explorado no Enem. Nos últimos meses, temos sido testemunhas de eventos catastróficos para o meio ambiente, muitos deles provocados pela exploração desenfreada dos nossos recursos. É importante ler sobre a crise hídrica, o desmatamento, a exploração de minérios, as queimadas. Como vemos, há muito que se discutir sobre isso. 

Bullying e ciberbullying 

Outro tema que está sempre nas listas de possibilidades de proposta. Muito se pode dizer a respeito. O discurso de ódio na internet também é um aspecto a ser considerado, pois temos testemunhado grandes problemas quanto a isso se espalhando pelas redes sociais. As próprias redes (lugar de interação e de discussão) podem se tornar tema, tendo como proposta: relações efêmeras na internet, superficialidade, padrões de beleza, dentre outros. 

Não podemos esquecer, ainda, do bullying nas escolas e das graves consequências que ele pode gerar. Tomemos como exemplo o ataque à escola de Suzano, ocorrido em março deste ano. O acontecimento foi debatido durante semanas e chocou a sociedade brasileira.

Violência contra a mulher (feminicídio)

Os casos de violência contra a mulher têm crescido assustadoramente. Todos os dias ouvimos falar de algum crime ou abuso cometido contra mulheres. Nenhuma sociedade se cala diante da violência, especialmente quando os crimes são cruéis. Alguns chegam a envolver menores de idade. Este é um tema que tem grande potencial para ser cobrado no Enem. É necessário ler a respeito dos crimes, informar-se sobre a lei, mostrar conhecimento sobre o assunto.  

 

É claro que há uma infinidade de temas em potencial, elencamos alguns para orientar suas leituras, mas uma coisa leva à outra, ou seja, lendo sobre certos temas, você descobrirá novos conteúdos e uma cadeia enorme de assuntos poderá ser criada. O Ministério da Educação afirmou que a prova deste ano será mais técnica que ideológica (você pode ler mais sobre isso acessando o link: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/nao-vai-cair-ideologia-ministro-weintraub/346163.html), por isso, é possível que certos temas sejam evitados. Contudo, é sempre importante estar informado sobre o máximo possível de questões, mesmo as mais polêmicas. 

Uma dica: informe-se sobre a opinião de especialistas, procure obter dados estatísticos, resultados de pesquisas, notícias etc. Construa mapas conceituais, você pode, temporariamente, transformar uma parede da sua casa em mural para cartazes sobre o assunto. Não é novidade que visualizar informações ajuda a memorizá-las. Obviamente, a minha maior dica sempre será: leia muito, leia tudo que puder e não deixe de praticar a escrita. 

Abraços e bons estudos!


Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no Enem?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você. 

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 



SAIBA MAIS

> Aprenda como escrever uma boa redação

> Como fazer uma redação dissertativa argumentativa

> Quais são as competências avaliadas na redação do Enem

 

Me acompanhe também nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram, e se inscreva no Youtube.

Compartilhar:

Deixe uma resposta