Modernismo- 3ª Geração

Modernismo 3.ª Geração

A Terceira Geração Modernista foi a Fase do Esteticismo, em que prevaleceu a preocupação com a literatura enquanto estética – a arte da palavra. A literatura de denúncia, que tinha dominado a geração anterior, ficou saturada, e os autores de 45 não tinham mais interesse em abordar, em suas produções, as temáticas relacionadas aos problemas econômicos, políticos e sociais do mundo. Assim, um novo panorama artístico começou a se formar, e a Terceira Geração Modernista foi mais voltada para a linguagem propriamente dita, trabalhando a originalidade e a inventividade. Quando estudamos a prosa da Terceira Geração Modernista, um dos nomes mais relevantes é o de Clarice Lispector, considerada a maior escritora do Brasil. Clarice Lispector é dona de uma grande narrativa intimista, cujo foco principal é o interior dos personagens, isto é, suas questões reflexivas, humanas, filosóficas, metafísicas e emocionais.
Outro autor muito importante para a prosa de 45 é João Guimarães Rosa, cujas produções foram marcadas pelo regionalismo e pela mistura entre a linguagem sertaneja, a linguagem criativa e inventada, o ritmo poético e o arcaísmo.

E aí, ficou curioso para saber mais sobre a prosa da Terceira Geração Modernista? É só conferir o vídeo desta semana no meu canal do YouTube!

 


Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no Enem?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você. 

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 

 

SAIBA MAIS

> Modernismo 1ª Geração

> Modernismo 2ª Geração – Poesia

Modernismo 3ª Geração – Prosa

 

Me acompanhe também nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram, e se inscreva no Youtube.

Compartilhar:

Deixe uma resposta