Modernismo 3ª Geração - Poesia

Modernismo 3ª Geração – Poesia

Apesar de o século XX ter sido predominantemente modernista, o grupo de poetas da Geração de 45 assumiu uma postura antimoderna. Por não precisarem mais se preocupar com a temática relacionada à denúncia social, os autores passaram a se dedicar aos aspetos estéticos de suas obras e, para isso, retomaram os elementos tradicionais, indo na contramão do caminho modernista de sua época.

Sendo assim, a Terceira Geração Modernista caracterizou-se pela busca de uma poesia que retomasse o equilíbrio, a seriedade, a regularidade formal e o uso da linguagem refinada, fato que garantiu a suas produções o apelido pejorativo de “neoparnasianistas”. Entre os autores da Terceira Geração Modernista, o que mais se destacou foi João Cabral de Melo Neto, pois conseguiu unir, em suas produções, tanto os elementos estéticos quanto a abordagem de uma temática mais aprofundada. Engenheiro de formação, João Cabral fez poesia com mentalidade de engenheiro, ou seja, de forma racional, pensada, engenhada. Por isso, ficou conhecido como “o poeta engenheiro”.

Quer mais detalhes sobre a poesia da Terceira Geração Modernista? Então, fique ligado no vídeo desta semana lá no meu canal do YouTube!


Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no Enem?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você. 

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 

 

SAIBA MAIS

> Modernismo 1ª Geração

> Modernismo 2ª Geração – Poesia

Modernismo 3ª Geração – Prosa

 

Me acompanhe também nas redes sociais: curta a página no Facebook, siga no Instagram, e se inscreva no Youtube.

Compartilhar:

Deixe uma resposta