Nunca mais erre isto! Como utilizar as expressões “através de” ou “por meio de”?

Muita gente utiliza as expressões “através de” e “por meio de” como sinônimas. Há, inclusive, estudiosos e dicionários que, atualmente, consideram ambas como equivalentes, afirmando que podem ser utilizadas nas mesmas situações. Porém, de acordo com a norma culta, as duas locuções possuem sentidos específicos; portanto, para que haja mais clareza na comunicação, o recomendado é que sejam empregadas em contextos diferentes. Veja o porquê.

A locução “através de” deve ser utilizada quando houver uma relação física, pois transmite a ideia de “atravessar transversalmente”. Sendo assim, quando se diz “As folhas secas vieram ATRAVÉS DA porta”, o que se afirma é que as folhas cruzaram a porta, passaram de um lado ao outro.

Já a expressão “por meio de” é sinônima de “por intermédio de”. Assim, indica que houve a mediação de algo ou de alguém na execução de uma ação. Quando se diz, por exemplo, “Conheci essa menina POR MEIO DOS meus amigos”, compreende-se que os amigos foram os mediadores, ou seja, os responsáveis por apresentar a menina ao sujeito da oração.

Percebeu que a escolha por uma ou outra expressão pode tornar sua frase ambígua? Por isso, o ideal é atentar-se ao contexto de uso e, principalmente, prezar pela clareza na comunicação.

E se você ainda ficou na dúvida quanto ao uso das locuções “através de” e “por meio de”, fique tranquilo(a)! É só conferir a explicação completa no vídeo desta semana lá no meu canal do YouTube:

 


Ainda ficou na dúvida? Então, confira a explicação completa no vídeo desta semana:

Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no ENEM?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você.

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 

SAIBA MAIS

> O uso da palavra “se”! Aprenda de uma vez por todas

Nunca mais erre isto! Qual o jeito certo de usar a expressão “o mesmo”?

Guia Definitivo da Crase: baixe aqui gratuitamente!

Compartilhar:

Deixe uma resposta