Nunca mais erre isto! Qual o jeito certo de usar a expressão “o mesmo”?

Um equívoco muito cometido pelos falantes da língua portuguesa é o uso da expressão “o(a) mesmo(a)” para substituir pronome ou substantivo em uma oração. Um exemplo clássico, que você certamente já viu por aí, é a famosa placa:

• “Antes de entrar no elevador, verifique se O MESMO encontra-se neste andar.”

E aí, será que essa colocação é adequada?

A resposta é não. Apesar de bem-intencionado, o uso da expressão “o(a) mesmo(a)” para retomar um termo citado anteriormente, evitando a repetição, é inadequado.

A solução, nesse caso, é muito mais simples do que você imagina: basta utilizar os pronomes pessoais do caso reto “ele(s)” ou “ela(s)”. Veja como seria a construção correta da frase acima:

• “Antes de entrar no elevador, verifique se ELE encontra-se neste andar.”

Muito susse, não é mesmo? Confira outros exemplos:

• Conversei com a professora, e A MESMA me disse que a prova será na semana que vem. / Conversei com a professora, e ELA me disse que a prova será na semana que vem.
• Antes de ligar o aparelho de som, verifique se O MESMO está conectado ao celular. / Antes de ligar o aparelho de som, verifique se ELE está conectado ao celular.
• Todos os funcionários já chegaram. Pergunte AOS MESMOS se podemos começar a reunião. / Todos os funcionários já chegaram. Pergunte A ELES se podemos começar a reunião.

Mas fique ligado. Não estou dizendo que o pronome demonstrativo “mesmo(a)” nunca pode ser utilizado. Muito pelo contrário, há casos em que ele é recomendado. Quer saber quais são eles? Confira o vídeo desta semana no meu canal do YouTube:

 


Ainda ficou na dúvida? Então, confira a explicação completa no vídeo desta semana:

Espero que de alguma forma esse conteúdo tenha te ajudado. Mas o que acha de assinar a minha Plataforma de Estudos 2.0 e melhorar ainda mais seus estudos no colégio, no cursinho ou tirar aquela nota máxima no ENEM?

E como eu realmente quero te ajudar, eu liberei algumas aulas gratuitas da minha plataforma pra você.

Bora dominar o português e conquistar seus objetivos? Clique aqui e aproveite gratuitamente! 

SAIBA MAIS

> O uso da palavra “se”! Aprenda de uma vez por todas

Entenda porque a crase é tão importante

Guia Definitivo da Crase: baixe aqui gratuitamente!

Compartilhar:

Deixe uma resposta